Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
FITZZ | e-bikes

ViaCiclo - Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis

TJ Motos

Bike Anjo

Caminhos do Sertão Cicloturismo

Everbike

Park Bikes

Revista Bicicleta


Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu



Localização do Circuito do Vale Europeu


    

Data:

25/01/2011

Fonte:

www.circuitovaleeuropeu.com.br

Fonte da imagem:

www.circuitovaleeuropeu.com.br

TAGs:

bicicleta, cicloviagem, Vale Europeu, cicloturismo

Editoria:

Bicicleta


Atualização: 25/01/2011



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Bicicletada em Florianópolis



* Ciclovias em Florianópolis e Região



* Conheça nosso acervo de links e leitura sugeridas sobre bicicletas



* Museu da Bicicleta de Joinville - MuBI



* Bicicletários em Florianópolis





Este é o primeiro roteiro no Brasil planejado especialmente para ser percorrido de bicicleta. O trajeto foi traçado de forma a fugir das estradas de asfalto, priorizando assim as estradinhas de terra mais bonitas e tranqüilas. Todas as distâncias, relevo, atrativos culturais e ecológicos foram pensados de forma que o cicloturista tire o máximo proveito de sua estadia no Vale Europeu.

O Circuito tem um total de 300km com início e término na cidade de Timbó-SC, a cerca de 30km de Blumenau. O percurso pode ser dividido em parte alta e parte baixa. A parte baixa acompanha o vale dos rios, indo de Timbó até Rodeio. Possui subidas e descidas, é claro, mas retorna sempre a uma altitude pouco maior do que a do nível do mar. Por estas características de relevo, pode ser feito por pessoas que possuam um condicionamento físico razoável e uma certa experiência com bicicleta.

Já na parte alta, o Circuito sobe a serra em direção às represas, que ficam a cerca de 700m de altitude. É uma região um pouco mais isolada, onde a natureza está muito presente. São freqüentes os trechos em que a estradinha estreita se embrenha na mata e permite que o cicloturista fique muito próximo dos pássaros e outros pequenos animais. O relevo é mais acentuado e exige um bom preparo físico para enfrentar alguns desafios como os longos trechos de subida, e uma certa experiência em cicloturismo, uma vez que o roteiro cruza locais menos habitados.



Acesse a página do Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu