Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
MObfloripa | Guia

FITZZ | e-bikes

MIX Rocha

PLAMUS

Everbike


Com bom humor e ações constantes, Bicicletada chama a atenção pelas ruas de Floripa



Democráticos, participantes da bicicletada votam para escolher trajeto do passeio.




Data:

30/01/2012

Fonte:

Da Redação | Felipe Albertoni

Fonte da imagem:

Felipe Albertoni

TAGs:

bicicletda, bicicletas, movimento, Rio +20, manifestação

Editoria:



Atualização: 30/01/2012



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Manual bem humorado dos privilegiados auditivos



* Magrelas, gratuitas e eficientes em Brasília



* ALTERAÇÕES na linha 1412 - Campinas Kobrasol - Executivo VIP



* Linhas de Canasvieiras recebem alterações em outubro



* Trânsito do Centro da Capital sofre alterações nesta segunda quinzena de outubro.





Bicicletada já reuniu até 150 participantes em um só evento

Um movimento por ruas com menos carros e mais bicicletas. Esse é o principal lema da Bicicletada, evento que reúne ciclistas amadores em diversas cidades do mundo para um passeio por ruas e avenidas geralmente dominadas por veículos motorizados. A ideia é chamar atenção para um meio de transporte barato, limpo e sustentável, além de fazer com que os motoristas dos carros, diante de um numeroso agrupamento de pessoas, sejam obrigados a dar preferência aos ciclistas. Vem daí o nome original do movimento, Critical Mass (massa crítica, em inglês).

Criado em 1992, em São Francisco (EUA), a Bicicletada já está presente em mais de 300 cidades espalhadas pelo mundo, com os passeios geralmente ocorrendo na última sexta-feira de cada mês. Em Florianópolis não é diferente: no último encontro, no dia 27 de janeiro, cerca de 50 participantes reuniram-se na pista de skate em frente ao Shopping Iguatemi - ponto inicial de todos os passeios - , partiram rumo à parte continental de Florianópolis e voltaram, totalizando 25km de pedalada. O ritmo, no entanto, é sem pressa: muitos iniciantes e até mesmo crianças (acompanhadas de um responsável) participam sem dificuldades do passeio.

É quase uma norma da Bicicletada não haver líderes propriamente ditos. Qualquer pessoa pode participar, por motivos diversos - por protesto, pela companhia de outros ciclistas, etc. Ainda assim há os "motivadores", gente que divulga o movimento no Twitter e no Facebook e que ajuda a organizar o grupo. O trajeto do dia, por exemplo, costuma ser decidido instantes antes do passeio começar, com votação a partir das propostas que partem dos organizadores. Eles também puxam 'cantos de guerra' ("Menos Carros, Mais Bicicletas") que o grupo repete ao longo do trajeto, e ficam à disposição para consertar as bicicletas de outros participantes caso sejam danificadas durante o passeio.

"É um protesto bem-humorado", define Vinícius Leyser da Rosa, um dos principais divulgadores da Bicicletada em Florianópolis. Estudante de Cinema, Leyser está preparando um documentário sobre as deficiências da malha viária da cidade, com sugestões sobre como melhorar o fluxo das ruas. A criação de ciclovias na SC-405, no Bairro Rio Tavares, e na R. Osni Ortiga, na Lagoa da Conceição, são algumas das exigências de quem vê na bicicleta uma solução (ou um amenizador) para o caótico trânsito da capital catarinense.

O recorde de participantes de uma edição da Bicicletada em Florianópolis foi de 150 pessoas, marca atingida em outubro de 2011. Inicialmente atraindo jovens e universitários, a Bicicletada já chama a atenção de pessoas mais velhas e de profissões diversas.

RIO +20
O próximo grande salto do movimento será em junho, durante a realização da Conferência Rio +20. Líderes de todo o mundo vão reunir-se no Rio de Janeiro para discutir soluções para um mundo sustentável, ambiente adequado para que os defensores da bicicleta peçam mais atenção para esse veículo. Estão sendo organizadas comitivas de ciclistas que sairão de diversas capitais do país para encontrarem-se no Rio de Janeiro, inclusive com um grupo partindo de Florianópolis.

Em breve o portal MObfloripa trará mais informações sobre a Rio +20, oferecendo os caminhos para sua participação na Bicicletada Florianópolis - Rio de Janeiro.



Acesse a seção Bicicletas do MObfloripa.