Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
PLAMUS

FITZZ | e-bikes

MIX Rocha

MObfloripa | Guia

Everbike


Você pode ter: Aplicativo para celulares informa a terceiros quando motorista está ao volante



Aplicativo tem o objetivo de auxiliar na segurança do trânsito.




Data:

31/03/2012

Fonte:

Ministério das Cidades

Fonte da imagem:

http://www.paradapelavida.com.br

TAGs:

aplicativos, celulares, segurança, trânsito, Cidades, tecnologia, carros

Editoria:

Tecnologia


Atualização: 31/03/2012



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Salão do Automóvel de Tóquio aposta em sustentabilidade e tecnologia



* Você pode ter: Aplicativo para celulares informa a terceiros quando motorista está ao volante



* Google Maps passa a oferecer trânsito em tempo real



* Centro de Controle Operacional e Sistema Integrado de Mobilidade de Curitiba: soluções inovadoras de gestão pública



* Conferência "Diálogo sobre Metrópole e Mobilidade" mostra as primeiras percepções sobre as mudanças na mobilidade em todo o mundo





Ministério das Cidades lança ferramenta para smartphones e campanha nas redes sociais contra uso de telefone no trânsito

O Ministério das Cidades e o Denatran lançam mais um aplicativo para telefones celulares com o objetivo de auxiliar na segurança do trânsito. O "Mãos no Volante" é uma ferramenta disponível para smartphones que evita o atendimento indevido de ligações e informa os remetentes com mensagens automáticas.

Ao baixar o aplicativo na loja virtual, o motorista não poderá atender o celular enquanto estiver dirigindo, pois o aparelho não irá tocar. As pessoas que ligarem ou enviarem mensagens de texto, perceberão que a ligação será cancelada e na sequência receberão uma mensagem informando que o destinatário está ao volante. O motorista poderá checar as ligações recebidas no final da viagem.

A resposta automática poderá ser personalizada, mas virá com um modelo padrão que diz: "Estou dirigindo no momento. Ligo mais tarde". O aplicativo já está disponível para download na plataforma Android.

De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,3 milhão de pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito. O uso do celular é a principal distração, que aumenta em até 400% os riscos.

Nos Estados Unidos, o Conselho de Segurança de Transporte Nacional recomendou no final do ano passado às autoridades que proíbam o uso do celular por motoristas, mesmo em modo viva-voz. Os norte-americanos não possuem regulamentação federal nesse sentido, apenas regulamentações abrangendo estados ou cidades. No Brasil, dirigir falando ao aparelho celular implica multa média, de R$ 85,13, e soma 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação do infrator.

Parada Pela Vida - No ano passado, o ministério lançou o aplicativo Rotas das Cidades, que ajuda os motoristas a planejarem viagens pelas estradas brasileiras. A ferramenta fornece informações de condições de vias, clima, postos de combustível e socorro.

Estas iniciativas fazem parte do PARADA - Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito e está enquadrada na meta firmada com a OMS - Organização Mundial da Saúde. Preconizada pela Assembléia Geral das Nações Unidas para a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), a meta prevê uma redução em até 50% das mortes ocasionadas pela violência no trânsito nos próximos 10 anos.

Empenhado na redução do número de acidentes de trânsito em todo o país, o Ministério das Cidades, por meio do Denatran e em conjunto com outros órgãos de governos federais, estaduais e municipais vem desenvolvendo campanhas de conscientização no trânsito. Além dessa ação específica contra o uso de celular ao volante, o Ministério prepara campanha para o período do Carnaval.

No ano passado, durante a campanha realizada no feriado de Corpus Christi, o número de óbitos em relação ao mesmo período de 2010 teve redução de 35%. No feriado em comemoração a Proclamação da República a redução foi de 27% e, no feriado do Natal, o número de acidentes reduziu em 20%.

O feriado do fim do ano terminou com 34 mortes em acidentes nas rodovias federais brasileiras, número 44% menor que o do mesmo período do ano passado. Em 2010, no mesmo período, foram registradas 75 mortes.



COMO INSTALAR EM SEU APARELHO CELULAR:

Para utilizar o aplicativo Mãos no Volante você precisa ter um aparelho com o sistema operacional ANDROID;

Pelo aparelho:

º Abra o aplicativo android market no seu aparelho;
º Pesquise por MÃOS NO VOLANTE;
º Click em download;
º Depois disso, o aplicativo será instalado automaticamente;
º Execute o aplicativo e siga as instruções.

Pelo computador:

º Clique aqui;
º Faça o login com sua conta do GOOGLE (Gmail, Orkut, etc);
º Essa conta deve ser a mesma que está cadastrada no seu celular android;
º Pesquise pelo aplicativo MÃOS NO VOLANTE;
º Mande realizar o download;
º Ele será enviado automaticamente para o seu aparelho quando estiver conectado com a internet;
º Depois disso, o aplicativo será instalado automaticamente;
º É só abrir e seguir as instruções.

No Site Parada Pela Vida

º Clicar no link que estará ao lado do layout do MÃOS NO VOLANTE;
º O link o levará imediatamente à loja da ANDROID;
º Seguir os passos já mencionados.

Saiba mais:

Assessoria de Imprensa
Ministério das Cidades
(61) 2108-1602



Acesse essa notícia direto da fonte.