Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
MObfloripa | Guia

Everbike

FITZZ | e-bikes

MIX Rocha

PLAMUS


Manifestação de mães e moradores exige mais segurança para ciclistas e homenageia estudante morta em Florianópolis



Cartaz e flores homenagearam estudante de Oceanografia que morreu ao ser atingida por ônibus enquanto pedalava.




Data:

08/07/2013

Fonte:

Da Redação | 08/07/2013

Fonte da imagem:

Rede Pró Infraestrutura,Trânsito, Mobilidade e Segurança

TAGs:

florianópolis, bicicleta, ciclovia, protesto, ufsc

Editoria:

Florianópolis


Atualização: 08/07/2013



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* "Ônibus do Papai Noel" circula gratuitamente em Biguaçu



* Secretaria de Desenvolvimento finaliza pesquisa para melhorar a mobilidade urbana na Grande Florianópolis



* Obras na Via Expressa durante a madrugada devem continuar até o fim de março



* Destaque internacional, Florianópolis ainda precisa resolver problemas de mobilidade e falta de mão de obra



* Tribunal de Contas suspende licitação dos radares de Florianópolis





Mães, ciclistas e moradores de Florianópolis preocupados com a situação no trânsito na cidade reuniram-se na tarde do último domingo, 7, na rótula que dá acesso à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Trindade, para a "MÃEnifestação pela segurança dos ciclistas de Florianópolis, seus filhos". Munidos de flores e trajando lenços brancos na cabeça, em referência ao movimento argentino "Maes da Praza de Mayo", os manifestantes homenagearam a estudante de Oceanografia Lylyan Karlinski Gomes, que faleceu no dia 1º de julho ao ser atingida por um ônibus quando ia de bicicleta para a UFSC. Ela tinha apenas 20 anos.

Organizada pela Rede Pró Infraestrutura, Trânsito, Mobilidade e Segurança, a MÃEnifestação externou a indignação da população com a falta de segurança e de condições adequadas para que as pessoas usem a bicicleta como meio de transporte na capital catarinense, especialmente os jovens que as utilizam para ir ao local de estudo ou trabalho. Cartazes levados pelos integrantes do movimento exigiram ainda que o prefeito César Souza Jr. dê início imediato à implantação de um sistema cicloviário que atenda às necessidades dos moradores de Florianópolis.

Maes da Plaza de Mayo

Inspiração da MÃEnifestação de Florianópolis, o movimento "Maes da Plaza de Mayo" é um protesto que surgiu no fim da Ditadura Militar da Argentina, em 1983, quando mães de filhos desaparecidos passaram a se reunir em frente à Casa Rosada, sede do governo em Buenos Aires, para exigir notícias sobre seus rebentos. Elas trajavam lenços brancos na cabeça, o que acabou virando símbolo do protesto.

Indignação

"Somos mães que enfrentam diariamente a angústia de ver nossos filhos partirem para as ruas com o coração cheio de sonhos e fé na sustentabilidade de sua escolha, com suas bicicletas. Há angústia porque sabemos que os riscos são imensos: motoristas, de toda forma de veículos, desprezam a fragilidade do ciclista. BASTA! Nossos filhos são tesouros, são diamantes e devem ser protegidos, respeitados AGORA!", escreveu Claudia De Siervi, organizadora da MÃEnifestação pela segurança dos ciclistas de Florianópolis, seus filhos.

Assista a um vídeo gravado durante a MÃEnifestação