Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
PLAMUS

Everbike

MObfloripa | Guia

FITZZ | e-bikes

MIX Rocha


Você sabia? - Quais os tempos para travessia do pedestre?



Faixa para travessia do pedestre




Data:

07/03/2014

Fonte:

ABRASPE

Fonte da imagem:

www.mobilize.org.br

TAGs:

pedestre, trânsito, mobilidade urbana

Editoria:

Pedestre


Atualização: 07/03/2014



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* XII Conferência Internacional da Walk21 acontecerá em Vancouver, Canadá



* Pessoas que moram em bairros "caminháveis" são mais felizes, diz pesquisa



* Times Square, Nova York: adeus carros, alô pedestres



* Inscrições abertas para a Maratona de Santa Catarina



* 5 cidades americanas boas para pedestres





O tempo dado ao pedestre para atravessar a via deve ser suficiente para pessoas idosas ou que andam lentamente concluírem a travessia tranqüilamente.

A velocidade média adotada é de 1,2 metros/segundo. Apesar de ser um pouco rápida para idosos ou deficientes que andam mais lentamente, é bom lembrar que o novo código assegura ao pedestre o direito de concluir a travessia em qualquer situação.

O motorista que não der preferência ao pedestre nesses casos comete infração grave, ou gravíssima se o pedestre for deficiente, criança, idoso ou gestante. Alem disso, a espera para abertura do sinal para o pedestre não deve ser demorada ao ponto de irritá-lo e levá-lo a atravessar com o sinal fechado.

Comentários da ABRASPE:

Com o objetivo de assegurar mais fluidez ao trânsito de veículos, o sistema de temporização de sinais sacrifica o pedestre de várias formas, quais sejam:

a. o tempo para a travessia, em alguns casos é insuficiente para os que andam lentamente;

b. nas avenidas largas e de trânsito intenso o pedestre é obrigado a dividir sua travessia em duas etapas: uma até o canteiro central; e outra dali até o outro lado da rua;

c. em muitos locais a espera é exagerada, isto é, superior a um minuto.

A ABRASPE já se manifestou várias vezes sobre isso, solicitando prioridade aos pedestres nas áreas onde seu volume é muito grande. Há muitos casos em que o pedestre é obrigado a enfrentar situações de desconforto e risco quando o canteiro central é estreito.

========================================

Informações retiradas do MANUAL DE ORIENTAÇÃO DO PEDESTRE - CIDADE DE SÃO PAULO, produzido pela ABRASPE [Associação Brasileira de Pedestres]

========================================



O Manual da ABRASPE está disponível aqui