Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
PLAMUS

MIX Rocha

FITZZ | e-bikes

Everbike

MObfloripa | Guia


Fiscalização de trânsito e mobilidade lideram propostas em app brasileiro



Só no primeiro ano de atuação, o Colab atraiu cerca de 30 mil usuários de 1.247 municípios brasileiros e promoveu quase 5 mil fiscalizações.




Data:

12/05/2015

Fonte:

idgnow.com.br

Fonte da imagem:

Colab.re

TAGs:

tecnologia, aplicativo, mobilidade,

Editoria:

Tecnologia


Atualização: 12/05/2015



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Salão do Automóvel de Tóquio aposta em sustentabilidade e tecnologia



* Você pode ter: Aplicativo para celulares informa a terceiros quando motorista está ao volante



* Google Maps passa a oferecer trânsito em tempo real



* Centro de Controle Operacional e Sistema Integrado de Mobilidade de Curitiba: soluções inovadoras de gestão pública



* Conferência "Diálogo sobre Metrópole e Mobilidade" mostra as primeiras percepções sobre as mudanças na mobilidade em todo o mundo





Eleito melhor aplicativo urbano do mundo, rede social de cidadania Colab.re completa dois anos e conta com 100 mil usuários cadastrados.



Buracos na rua, lixo nas calçadas, estacionamento irregular ou ainda iluminação ineficiente em vias públicas afetam o dia a dia de milhões de brasileiros. Com o objetivo de melhorar o cotidiano das pessoas e das cidades, a rede social Colab.re criou um canal  de comunicação entre cidadão e as prefeituras na tentativa de resolver problemas como os acima citados.



Desde o lançamento em 2013, a iniciativa dos sócios pernambucanos Bruno Aracaty, Gustavo Maia, Josemando Sobral, Paulo Pandolfi e Vítor Guedes, tem dado certo para todas as partes envolvidas.



Só no primeiro ano de atuação, o Colab atraiu cerca de 30 mil usuários de 1.247 municípios brasileiros e promoveu quase 5 mil fiscalizações. 



A iniciativa também cativou o poder público. Em seu segundo ano, prefeituras passaram a adotar o Colab como meio oficial de comunicação, a primeira a aderir foi Curitiba, PR. Até então, 70 prefeituras no País já utilizam a plataforma. Ao todo, são 100 mil usuários cadastrados. 



Para os criadores, em 2013, o Colab recebeu uma chancela importante: o prêmio de melhor aplicativo urbano do mundo, concedido pelo concurso AppMyCity realizado pela organização New Cities Foundation. 



Cidadania em discussão



Por meio do aplicativo do Colab, cidadãos podem não só fiscalizar a ação das prefeituras em suas cidades, como também colaborar para a solução de problemas. Segundo levantamento da própria startup, a maioria das fiscalizações no Brasil continua sendo sobre estacionamento irregular e buracos nas vias, calçadas irregulares vêm logo atrás na quarta posição. Já na categoria proposta, a maioria foi relativa à mobilidade urbana e a fiscais de trânsito, seguidas de apelos por mais projetos urbanísticos e aqueles relacionados à cidadania e ao meio ambiente.



Para Bruno Aracaty, um dos sócios do Colab, a plataforma dá a medida de cidadania que as pessoas estão dispostas a se dedicar no dia a dia, uma facilidade e acesso, antes impossíveis sem a tecnologia. 



"Acredito que a Internet, ferramentas como o Colab, conseguem dar às pessoas a quantidade apropriada de cidadania que elas estão dispostas a oferecer. Tirar uma foto, propor algo e fiscalizar é algo que todo mundo está disposto e é fácil de fazer. E e se todo mundo contribuir com esse pouquinho...", reflete Aracaty.  



Como plataforma, o Colab também atua não somente como fiscalização do poder público, mas também como um meio para desenvolvimento da própria cidadania, já que muitos dos exemplos publicados na rede levantam discussões entre os próprios usuários. 



"Você começa a ver que os usuários passam a mudar seu comportamento, a entender melhor o que é errado, o que é preciso ser feito, eles passam a tomar mais consciência ao usar o ponto de vista de outras pessoas. Você vai enriquecendo sua própria visão de cidadania. É um impacto que é dificil de ser medido quantativamente, mas que qualitativamente é possível ver os resultados", pontua Acaraty.



As metas para o Colab este ano incluem a expansão da rede social para mais 200 cidades dentro do Brasil e também fora dele. Segundo Bruno, a expectativa é fechar parcerias com prefeituras de dez cidades cidades fora do País.  



Você pode acessar rede social Colab.re pela web ou por aplicativos móveis para Android e iOS (ambos gratuitos).



Acesse essa notícia direto da fonte