Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
PLAMUS

MObfloripa | Guia

MIX Rocha

Everbike

FITZZ | e-bikes


Florianópolis comemora Dia Mundial Sem Carros com atividades gratuitas para a comunidade



O especialista em circulação de pedestres, Mário Carlos Campanella irá conduzir atividades sobre PEDESTRES em apresentação no dia 22/09, às 17h, no auditório da FEESC-CTC | UFSC.


 

Data:

16/09/2015

Fonte:

Da Redação

Fonte da imagem:

Design MObfloripa

TAGs:

dia sem carro, eventos, ufsc, feesc, viaciclo, bicicleta, pedestre

Editoria:

Agenda


Atualização: 16/09/2015



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* AGENDA: ACE promove o 6º Seminário Nacional Modernas Técnicas Rodoviárias, entre os dias 21 e 24/11



* LOCAL: Prefeito de São José debaterá Mobilidade nesta quinta, 01/12, na TVBV



* CARNAVAL: Cicloturismo no Vale Europeu - VELOTOUR/SC



* I Fórum Medicina e Mobilidade Urbana



* Mobilidade Urbana: UFSC promove palestra sobre a experiência de Barcelona





Palestras, oficinas e Maratona Intermodal devem marcar o dia 22 de setembro na Capital



DIA MUNDIA SEM CARRO 2015



O Dia Mundial Sem Carros será celebrado no dia 22 de setembro com uma excelente programação em Florianópolis. Além de lançamento de livro, palestras, oficinas e atividades educativas, a Maratona Intermodal 2015 distribuirá prêmios para os participantes que deixarem o carro em casa e utilizarem modos sustentáveis e criativos de transporte. O objetivo das ações, organizadas pelas redes Vida no Trânsito e RITMOS das Cidades, em parceria com a UFSC, é conscientizar e educar para a melhoria da mobilidade, da acessibilidade e da segurança no trânsito.



As atividades acontecem das 10h às 19h, na UFSC, na Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC/CTC), Rua Delfino Conti – Trindade. Logo após a abertura, a equipe da Maratona Intermodal já estará a postos para as inscrições e o início do recebimento do material apresentado pelos competidores. As participações poderão ser entregues até às 16 horas e concorrerão a vários prêmios.



No auditório da FEESC serão realizadas as palestras e oficinas, com início à 15h. As falas do professor Igomar Zucchi, da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), e de Luiza Sagaz Magalhães, do CEFID|UDESC, abrem o evento com o tema “Diversidade Humana: A mobilidade urbana da pessoa com deficiência visual”. A segunda palestra, das 16h às 17h, ministrada pelo presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da OAB-SC, Antônio de Arruda Lima, tem foco na criação de ferramentas para o exercício da cidadania para pedestres. Haverá atividades criativas com foco em soluções. As palestras e oficinas serão gratuitas e oferecerão certificado de participação ao público presente.



O fechamento das atividades será feito por Mário Carlos Campanella, um dos maiores especialistas no mundo em circulação de pedestres. Pesquisador na Universidade Técnica de Delft (TUDelf), na Holanda, onde desenvolveu e implementou um software de simulação de fluxos de pedestres, ele deve abordar o comportamento individual e coletivo dos pedestres e os conceitos de “crowd management”. Campanella é formado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto de Tecnologia Aeronáutica [ITA], com Mestrado pelo Departamento de Engenharia de Sistemas do Instituto Militar de Engenharia [IME], com Dissertação sobre Sistemas Dinâmicos em Inteligência Artificial e um Aplicativo para Linguagem Natural. Tem trabalhado como consultor e pesquisador na área de pedestres, desde 2006.



Maratona Intermodal



A Maratona Intermodal é um evento criado pela Rede RITMOS das Cidades – Rede pró-Infraestrutura, Transporte, Mobilidade e Segurança no trânsito, em comemoração ao Dia Mundial Sem Carros. O regulamento prevê que cada participante saia de seu ponto de partida utilizando pelo menos três diferentes modalidades de transporte, sendo uma, obrigatoriamente, ônibus ou bicicleta e as demais livres e criativas, sempre respeitando as leis e as regras de trânsito de cada modal utilizado. A origem pode ser escolhida pelo participante, mas o destino é o mesmo para todos: a FEESC/CTC, na UFSC. Todos os inscritos deverão documentar com vídeo ou fotografia seu trajeto total. Os que tiverem realizado o trajeto “sua origem x UFSC” incluindo o maior número de modalidades sustentáveis e com criatividade, serão premiados. A iniciativa busca dar visibilidade à ideia de que uma mudança de hábitos é possível e apoiar a educação para a mobilidade sustentável. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por e-mail, no endereço info@ritmosdascidades.com.br, ou na FEESC, das 10h às 16h. Veja o regulamento no hotsite (www.ritmosdascidades.com.br).



Semana Nacional do Trânsito



O Dia Mundial sem Carros faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, que começa no dia 17 e termina no dia 27 de setembro. Diversas atividades estão prevista nesse período, com o apoio de entidades como a Rede Vida no Trânsito, a ViaCiclo, o Detran, a Alesc, a Guarda Municipal e o Sest Senat. O Desafio Intermodal abre a semana no dia 17, às 18h, com saída da UFSC. Diferente da Maratona, o Desafio tem o objetivo de comparar o tempo gasto por modais distintos na locomoção pela cidade, com saída do mesmo local e ao mesmo tempo, e com mesmo destino. A abertura oficial da Semana acontece no mesmo dia, às 19h, na Alesc. Para os dias seguintes, estão previstas peças teatrais, palestras, passeio ciclístico, blitz e outras ações educativas. Haverá ainda pedaladas no Rio Vermelho, no dia 20, na Ponta do Coral, no dia 22, na pista de skate da Trindade, no dia 25 e no Campeche, no dia 26. A Semana termina com a Corrida Track and Field 5 e 10km, no domingo. A programação completa está disponível no site www.ritmosdascidades.com.br.



PROGRAMAÇÃO



Dia Mundial Sem Carros - 22 de setembro, terça-feira



10h às 16h: Maratona Intermodal 2015



Local: FEESC/UFSC. Entrega dos prêmios às 17h



+ Lançamento do livro “A bicicleta no Brasil 2015”



++ Exposições, diálogos, interatividade



15h às 19h: Oficinas e palestras - Pedestres: cidadania, segurança e planejamento



Local: FEESC/UFSC



Das 15h às 16h:



“Diversidade Humana: A mobilidade urbana da pessoa com deficiência visual” - Professor Igomar Zucchi, da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), e Luiza Sagaz Magalhães, do CEFID|UDESC.



Das 16h às 17h:



“A educação como elemento de fortalecimento da mobilidade nas cidades” - Antônio de Arruda Lima, presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da OAB-SC.



Das 17h às 19h:



Oficina temática “O comportamento do Pedestre em escala individual e coletiva” - Mário Carlos Campanella, pesquisador na Universidade Técnica de Delft (TUDelf), na Holanda.



Serviço:



O quê: Dia Mundial Sem Carros 2015



Quando: 22 de setembro, das 10h às 19h



Onde: Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC), Rua Delfino Conti – Trindade.



Quanto: Gratuito



Informações e inscrições:



info@ritmosdascidades.com.br



www.ritmosdascidades.com.br



www.fb.com/ritmosdascidades



www.twitter.com/RedeRitmos



Saiba mais sobre os eventos aqui.