Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
FITZZ | e-bikes

PLAMUS

Everbike

MObfloripa | Guia

MIX Rocha


"Bairros caminháveis"? O que é isso?







Data:

10/05/2010

Fonte:


Fonte da imagem:


TAGs:


Editoria:



Atualização:



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Manual bem humorado dos privilegiados auditivos



* Magrelas, gratuitas e eficientes em Brasília



* ALTERAÇÕES na linha 1412 - Campinas Kobrasol - Executivo VIP



* Linhas de Canasvieiras recebem alterações em outubro



* Trânsito do Centro da Capital sofre alterações nesta segunda quinzena de outubro.





Existem pesquisas que estão procurando identificar as qualidades de um determinado lugar para que levem as pessoas a caminharem mais ou menos.

Estes estudos consideram que esses lugares, os chamados "bairros caminháveis", oferecem benefícios surpreendentes para o ambiente, para a saúde, para as finanças e também as atividades comunitárias.

Vejam as justificativas de porque há essas vantagens:

AMBIENTE: Os carros são uma das principais causas das mudanças climáticas. Seus pés são máquinas de transporte com "poluição zero".

SAÚDE: O morador médio de um bairro "caminháveis" pesa 7 quilos a menos do que alguém que vive em um bairro imenso.

FINANÇAS: Um ponto de "Walk Score" vale até US $ 3.000 do valor de sua propriedade. Leia o relatório da pesquisa realizado em co-autoria por James Sallis [http://blog.walkscore.com/2009/08/new-study-shows-one-point-of-walk-score-worth-up-to-3000/].

ATIVIDADES COMUNITÁRIAS: Estudos mostram que para cada 10 minutos diários de uma viagem de carro, o tempo gasto em atividades comunitários cai 10%.

Mas afinal, o que torna um bairro "caminhável"?

* UM CENTRO. Um bairro "caminhável" possui um centro, quer se trate de uma rua principal ou de um espaço público central.

* PESSOAS. Um bairro "caminhável" deve ter pessoas suficientes para que os negócios floresçam e para que o transporte público possuam a frequência necessária.

* USOS MISTOS, DIVERSOS NÍVEIS DE RENDAS. Um bairro "caminhável" possui habitações acessíveis localizadas perto das empresas.

* PARQUES E ESPAÇO PÚBLICO. Um bairro "caminhável"possui uma abundância de locais públicos para descansar, passear, brincar e jogar.

* DESIGN PEATONAL. Um bairro "caminhável" os edifícios estão perto da rua e os estacionamentos são relegados a um plano secundário.

* AS ESCOLAS E LOCAIS DE TRABALHO. Um bairro "caminhável" é perto o suficiente para que mais moradores possam fazer seus fluxos diários caminhando desde suas casas.

* RUAS COM USOS DIVERSOS. Um bairro "caminhável" possui ruas projetadas considerando os ciclistas, os pedestres e o trânsito.

Nos Estados Unidos já existe uma página [Walk Score] que classifica os bairros para ajudar os usuários a escolher os bairros mais adequador para se morar, no que diz respeito as possibilidades de caminhar. Essa ideia do "caminhável" está ligada à possibilidade dos cidadãos terem acesso, SEM CARRO, a farmácias, padarias, mercados, parques, e demais opções de divertimento ou mesmo de necessidades.

Segundo o Jornal OECO, a cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, escolhida a mais "caminhável" do país pelo site Walk Score. Em segundo lugar ficou Nova York e Boston em terceiro.


DATA: 10/05/2010
FONTE: Redação MobFloripa, http://www.walkscore.com e http://www.oeco.com.br
TAGS: mobilidade urbana, Florianópolis, pedestres, ciclistas, cidade sem carro
Divulgação: www.mobfloripa.com.br