Busca por Ônibus em Florianópolis



 Buscar  
 Buscar

Parceiros:


  
Everbike

FITZZ | e-bikes

PLAMUS

MIX Rocha

MObfloripa | Guia


LEITURA: MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL - o pedestre como prioridade







Data:

29/10/2010

Fonte:

http://www.ciudadviva.cl

Fonte da imagem:


TAGs:

Mobilidade Urbana, Leitura, Links e downloads

Editoria:

Leitura


Atualização: 30/10/2010



 

imprimir artigo



 

enviar por e-mail



Share/Bookmark

Leia também...

* Manual bem humorado dos privilegiados auditivos



* LEITURA: A bicicleta e a integração com o transporte público de massa



* LEITURA: MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL - o pedestre como prioridade



* Qual será o papel do Brasil na nova indústria automotiva?



* Visite a sessão Links e Donwloads do MObfloripa





Recomendamos a leitura deste trabalho que tem o objetivo de analisar a mobilidade urbana do pedestre dentro de um contexto sustentável, que é um elemento é muito importante para o desenvolvimento qualitativo das cidades.

O texto destaca o conceito do pedestre dentro dos transportes, em que se enquadra em pelo menos duas de suas modalidades, a de se autotransportar e a de transportar pequenos volumes e informações. A interligação dos diversos modos de transporte e´ um fator muito importante para a qualidade do ambiente urbano, assim como a continuação das redes, a seguranc¸a, o conforto e a atratividade.

O pedestre é o membro primordial da mobilidade urbana sustentável, mas para que ele continue efetivo no meio, e´ muito importante que a acessibilidade seja eficaz em todos os locais, pois pessoas com dificuldade de locomoção, crianças, idosos e gestantes também são pedestres. Qualquer pessoa tem o poder e o direito de se deslocar entre dois ou mais pontos, e todas as possibilidades de deslocamentos na cidade e´ que compõem o cenário da mobilidade urbana. Muitos dos locais frequentados pelos pedestres são inacessíveis para os portadores de necessidades especiais, e isto restringe a participação destas pessoas nas atividades públicas urbanas.

Estas condições de mobilidade afetam diretamente o desenvolvimento social e econômico das cidades assim como a qualidade do ambiente. Estes conceitos foram utilizados como ferramenta para a análise do pedestre na mobilidade urbana, tendo em vista a melhoria da qualidade do ambiente nas cidades.

Leia o artigo completo clicando no link



Leia o artigo completo clicando no link